Leitores


O LEITOR, MINISTRO DA PALAVRA

Na liturgia, a palavra constitui aspecto elevado. A palavra na liturgia tem uma série de implicações. Com ela podemos: convocar a assembléia, acolher, receber, saudar, rezar, ler, aclamar, cantar, cumprimentar, admoestar, convidar, informar, notificar, avisar.

Praticamente não existe celebração na liturgia cristã, onde não se proclame a Palavra de Deus. A Palavra de Deus na liturgia é mais do que uma instrução ou informação – “é presença salvífica”.

Deus sempre fala à mente e ao coração daqueles que o procuram. A Palavra de Deus é viva, eficaz. “Porque a Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e atinge até à divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Heb 4,12).

O leitor é um ministro da Palavra.

O Leitor está a serviço de Deus e da comunidade, deve estar consciente de que está emprestando a sua voz ao próprio Deus. Este, estando pleno de Deus, comunica-O a todos. Se nos assemelhamos a Cristo, aqueles que nos viram ficarão pensando Nele. O leitor não apenas lê, mas comunica.

Em nossa realidade virtual, a Palavra tem importância central enquanto principal meio de transmissão da Redenção e difusão da Boa-Nova, dando cabo assim à nossa missão de evangelizar e tornar conhecido o nome de Cristo em todo mundo.

Aqui, então, o leitor consegue ter acesso às leituras do dia no site:

Os fiéis leigos, seminaristas e religiosos são especialmente encorajados a participar ativamente das celebrações litúrgicas, através das leituras.

Durante a semana, nos dias comuns, existe a primeira leitura e o salmo responsorial, e nas solenidades e festas há ainda uma segunda leitura. Além disso, em algumas celebrações, há também a Oração Universal, ou Preces dos Fiéis, em que os leitores também são convidados a participar, rezando com toda a comunidade.

___________________________________________