Mitrífero/Baculífero

O cerimoniário responsável por essas funções acompanha o presidente na procissão de entrada sempre ao lado esquerdo. Chegando diante do altar, recebe o báculo e retira a mitra, depois volta ao lado esquerdo do bispo e faz a reverência.

Depois ocorrem os ritos iniciais normalmente. Após a oração do dia, o bispo se senta e o cerimoniário entrega a mitra para ouvir as leituras. Terminadas as leituras e o salmo, durante o aleluia, o cerimoniário recebe a mitra e o bispo fica de pé. Depois do “Glória a vós Senhor” o cerimoniário entrega o báculo para que o bispo ouça o evangelho de pé, sem mitra e com o báculo. Após isso, encerrado o evangelho, se houver a bênção com o evangeliário, o cerimoniário recebe o báculo novamente enquanto o bispo abençoa o povo. Terminada a benção, o cerimoniário entrega a mitra e o báculo para a homilia.

Se for domingo ou solenidade, o cerimoniário recebe o báculo e a mitra para a oração do creio. Depois entrega a mitra de volta ao bispo para o ofertório. Quando o altar for preparado, o cerimoniário recebe a mitra e o bispo se dirige ao altar onde vai oferecer o cálice e o vinho.

Durante o prefácio, a oração eucarística e a comunhão, o cerimoniário permanece atrás do celebrante de mãos postas. Recebe a comunhão e retorna ao seu assento.

Depois da purificação, o bispo põe o solidéu e reza a oração pós-comunhão, depois da oração o cerimoniário entrega a mitra e o bispo faz as alocuções e saudações caso houverem.

No momento da benção, o cerimoniário entrega o báculo ao bispo.

Todos reverenciam o altar e se retiram à sacristia.